quinta-feira, outubro 20, 2005

Acorda, Lerdo!

Aqui há 2 anos, nos camarins do Barbican Center, em Londres, veio-me ter à mão, sem dono, o livro Awakening (se estiver traduazido para português, a tradução talvez seja Despertar), um livro inquietante de Anthony de Mello. O dito cujo era um psicólogo jesuíta, que pela sua postura, não sei se resistiria no presente pontificado, e nem sei como é que a Santa Madre que os pariu lá do Vaticano nunca lhe deu com o xanato no traseiro, pois aquilo que o rapaz advogava, noutros tempos da fidalguia, dar-lhe-ia oportunidade de fazer companhia aos carapaus no braseiro, como o Giordano Bruno. Além do mais as suas amizades eram pouco recomendáveis, pois era íntimo de vários místicos e teólogos de várias religiões e filosofias espirituais. Claro que isso para mim tem a maior simpatia, e o facto de isso provocar uma severa irritação no escroto do santo padre, quase que o amei. É uma livro que recomendo às mentes mais inquietas. Já vou na terceira leitura, a modos de Tai-Chi-Chuan. Vem-me à memória uma frase que um colega meu em Itália me escreveu na agenda escolar, no fim do curso:”L’importante é che la morte ci trovi vivvi!”

5 comentários:

Lusaut disse...

O livro vai para a lista dos livros a ler e a frase passa a fazer parte das frases escritas na parede para serem recordadas todas as manhãs ao acordar.

SDF disse...

Ora aí está um "padre" cá dos meus!

(é um grupo muito pequeno, diga-se!)

SDF disse...

acabei de repetir o comentário anterior noutro blog, noutro post, com outro contexto, mas um elo comum!

João: Se puderes vai ao RisoCordeTejo ver um post da Risoleta intitulado "Empresas e Religião".

(link para o blog disponivel no cobre)

Anónimo disse...

Olá, vim aqui por recomendação da Sandra, a propósito de Igrejas, verdades, hipocrisias, etc.
Temos cá o Padre Mário, proibido, pela Igreja, de exercer, mas que mesmo assim não calou a sua voz. Um homem corajoso. Se quiser ver a página dele, tem um link no meu blogue (PadreMáriodaLixa), onde escrevi, na sexta feira um post com o título "Diálogos com Helena..." e outro em que transcrevi um excero de mail do admirável Padre Mário.
Um abraço fraterno
riso cordetejo

Anónimo disse...

falaram me nesse livro.........numa noite quente de verao, em setubal, num quarto de hotel....