domingo, maio 01, 2005

De novo na estrada

Quando há dois anos e meio vim para Barcelona, disse para comigo mesmo que gostaria de passar uns 2 anos sem ir para estrada. Que gostaria de estar, pelo menos 2 anos no mesmo sítio. Isto porque as anteriores experiências com a Ala dos Namorados e Portugal a Cantar, me fizeram estar um pouco cansado de estar permanentemente em viagem. Atenção, foram experiências muito recompensadoras, e guardo gratas memórias de ambos os projectos!
Assim parece que o meu anjinho da guarda, ouvi e anuiu ao meu pedido, e passei tranquilamente estes últimos dois anos, com uma que outra saída a Andorra, ou França, mas em geral, sempre me fiquei trabalhando aqui na cidade, ou nos arredores.
Pois, parece que esse periodo acabou, e mais uma vez volto à estrada, desta vez como músico convidado do grupo pop "Los Elefantes" (www.elefantes.net). Os primeiros concertos em Valencia, Madrid e Barcelona, foram muito bem. Na próxima semana será Saragoça, 2 dias no teatro principal.
O ambiente de trabalho é extraordinário. Normalmente quando se levam uns quantos anos trabalhando juntos, o ambiente tende-se a adensar, e a confiança tende a ser abusiva (pelo menos era ao que eu estava habituado). Mas aqui parece que não, há bastante sentido de humor, mas também muito carinho uns pelos outros, e sempre há uma palavra gentil e de ânimo de alguém para alguém. E penso que isso é um dos ingredientes-chave para o êxito deste grupo. Toda essa cordialidade que se vive dentro do grupo, transpira para o público, na hora de gravar um disco, ou de fazer um concerto. O público agradece e retribui. Sempre me pareceu a maneira mais natural e inteligente de estar nesta profissão.


Esta semana tive um convite para algo que há muito tempo tinha muita vontade de fazer: uma banda sonora para um filme! Bem, será uma curta-metragem de 7 minutos, mas já é alguma coisa. Ainda consegui "impingir" o Sérgio como actor, pois precisavam de crianças, e ele há já algum tempo que diz que gostaria de ser actor. Pois agora terá opurtunidade de saber na pele o que custa o trabalho de actor. A rodagem será no dia 14 de Maio. O trabalho é para a Universidade de Barcelona, e fará parte de uma mosra de curtas-metragens, durante o mês de Junho.

Ainda o Respeitinho

Ainda acerca do tema do respeito, há ainda as pessoas que confundem respeitar com submissão, ou subserviência. Vem-me à lembrança as minhas primeiras aulas de judo, onde me ensinaram que na vénia de saudação ao adversário, nunca se baixa a cabeça. Sempre se fita os olhos do adversário. É uma saudação e não uma submissão, portanto baixar a cabeça seria sinal de submissão.