sexta-feira, dezembro 08, 2006

Rir é o melhor remédio

Eram 4 no princípio, mas o mais novo não tinha nenhuma piada, e até era um bocado canastrão. Por isso os outros 3 acharam por bem que el se dedicasse à pesca. Há várias gerações que fazem rir, mas rir a valer. O meu filho é um apaixonado pela comédia, já lhe tinha mostrado de tudo, e ele já tinha visto de tudo, desde que ainda muito criança se apaixonou pelo humor do Mr. Bean, que como todos sabem não está acessível a todos, ou nem todos acham piada. Desde então tenho-lhe mostrado de tudo, tendo começado evidentemente pelo mestre Chaplin. Dos nacionais aos internacionais, acho que ele viu de tudo, mas faltava-lhe esta grande lacuna na sua enciclopédia de comédia. Ultimamente andava a ver e a rever tudo o que tenho dos Monty Python, dos filmes à brilhante série “Monty Pyhton’s Flying Circus”. Mas ainda não tinha recuado de novo no tempo, para ver o magnífico trabalho destes fantásticos irmãos judeus. Só lhe pus um primeiro filme, “Uma noite em Casablanca”, e na mesma noite devorou mais 2 filmes de seguida, e era um gosto vê-lo a engasgar-se de tanto rir, e eu a rir também a bandeiras despregadas. Começando pelos brilhantes e absurdos diálogos de Groucho, às mímicas de Harpo dignas de Marceau, e ao caos que os dois e Chico montavam, foi uma delícia rever os irmãos Marx. Recomendo vivamente uma injecção destes 3 saudáveis loucos de outrora, em vez de um jogo de futebol, para esquecer por um momento algumas agruras da vida. Está provado que rir é realmente medicinal, e o nosso corpo produz substâncias químicas que nos fazem sentir muito melhor connosco mesmos. Além de que exercitando os abdominais, há possibilidades de reduzir um pouco mais a barriguita, sem recurso àquelas tretas do TVShop.
Groucho ficou como o ícone dos irmãos Marx, assim como Charlot. No entanto o homem não era só um comediante, mas um filósofo à sua maneira, e brindou-nos com as seguintes brilhantes frases, que vos deixo para rir e meditar:
-“Parem o mundo que eu quero sair!”
-“Nunca entraria num clube que me aceitasse como sócio!”
-“Inteligência Militar são dois termos contraditórios”
-“Se casares comigo, prometo nunca mais olhar para outro cavalo!”
-“Desculpem-me tratá-los por cavalheiros, mas ainda não vos conheço bem”
-“Nunca esqueço uma cara, mas no seu caso vou abrir uma excepção”
-“Estes são os meus princípios. Se não gostam tenho outros”
-“Acho a televisão extremamente educativa. Quando alguém a acende em casa, vou-me embora para outro quarto, e leio um bom livro”
-“Nunca vejo filmes em que o peito do heroi é maior que o da heroina”