sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Orgulho & Vergonha

A situação que me põe sendo de uma nacionalidade, pode ter muito a ver comigo ou não. Conheço pessoas que têm nacionalidade portuguesa, e além de nunca terem pisado Portugal, não fazem a mínima ideia do que lá se passa. No meu caso é diferente, depois de quase uma vida inteira a viver no nosso quintal (como eu gosto de lhe chamar), quer eu queira ou não, sou mesmo português. E isso revela-se quando estupidamente me emociono por uma vitória da nossa seleção, numa atitude extremamente piegas, mas também com o desprezo que tenho em geral pelas instituições portuguesas (salvo honrosas excepções), que no meu entender prestam um fraco, ou mesmo péssimo serviço aos cidadãos e ao país.

Veio ao meu conhecimento o caso do sgtº Luís Matos Gomes, e do caso de tribunal de que, segundo o que me parece, foi vítima! Depois de me tentar enteirar do que se passou, não posso deixar de sentir um orgulho grande de ser da mesma nacionalidade que esse homem, e uma profunda vergonha de pertencer ao mesmo país do tribunal que o condenou, nomeadamente da juíza Fernanda Ventura. E assim somos, como dizia o Agostinho da Silva, um povo contraditório. E é assim que querem que as instituições ganhem o respeito e a confiança dos cidadãos? Acho que deveriam rebaptizar o Ministério, para Ministério da Injustiça, e falar da Injustiça Portuguesa, e dos seus pomposos, ineficazes e facciosos juízes. Por mais lei que a lei seja, se não contempla a humanidade, não serve nenhum povo, nem nenhum país.Tenho dito!

2 comentários:

zmsantos disse...

Dá mesmo que pensar. Quase que mais vale porem "burras" no lugar de "juízas".

Abraços, aqui do "quintalinho".

Mary Lamb disse...

Estamos à espera de mais... Pode ser?