sábado, março 03, 2007

Penso........................Rápido?

Falar e escrever são maneiras de comunicar com os outros. Em alternativa, mandar sinais de fumo, pombos correios, piscadelas de olhos, acenos com lenços, linguagem gestual, Pictionary.

Pensar é comunicar connosco próprios? Será? Assim sendo, porque é que há tanta gente que não comunica com eles mesmos?


Penso, logo insisto?
Penso, logo isto?
Ou penso logo um quixto?
E existo, ou sou produto da minha própria imaginação?
Lenço, golo e pisto?

Logo penso nisto!

2 comentários:

zmsantos disse...

"Um dos tabús sociais de maior importância estratégica para a sobrevivência e bom funcionamento de qualquer sociedade "civilizada" consiste na proibição de pensar.

Sem essa preciosa restrição, imposta sobre cada um de nós com uma especial vigilância desde o início da nossa existência, nenhuma forma arcaica ou civilizada de organização social poderia provavelmente subsistir.
...


Entreter o "indígena" com toda a espécie de birimbaus civilizados, de modo a comprar-lhe a sua tácita aquiescência de búfalo sorridente e vacamente cooperador; distraí-lo a todo o tempo - distraí-lo sobretudo de si próprio - de modo que não lhe sobre energia suficiente para perceber, no fundo, o que se passa à sua volta; Meter-lhe sempre à frente dos olhos, um chocalho luminoso - qualquer um dos inúmeros chocalhos luminosos que a civilização engenhosamente produz - de modo a que este não fixe nunca demasiadamente o olhar no mijo moralista em que a Sociedade se apoia, na açorda ideológica que a sustenta; Comprar-lhe assim a sua docilidade postiça é talvez o mais comum e o mais rendoso dos negócios, em que todos, em que todos nós participamos activamente, de formas directas ou indirectas."
in "Tire a mãe da boca" - João Sousa Monteiro


Um Abraço.

Anónimo disse...

Pensar nem sempre significa existir, quantos são aqueles que pensam e vegetam, não seguindo os seus sonhos. Vários caminhos podem ser escolhidos ou passamos a vida a filosofar ou passamos à pratica com a certeza que quando a nossa vida chegar ao fim o balança será : pensei enquanto existi e existindo vivi.
um beijo p a Burra :)
laura