quarta-feira, abril 25, 2007

Para Sempre?????


Faz hoje 33 anos desde a nossa última grande oportunidade de ser um país a sério, fiel a ele mesmo, ao seu povo, e às suas origens, e senhor do seu destino. Os resultados cada um que julgue por si. Eu tentei fazer a parte que me cabia e tive que me vir embora.

terça-feira, abril 24, 2007

R.I.P. Nico Assumpção

Não sou muito de obituários, mais a mais com anos de atraso. Mas deparei-me com este video de um amigo desaparecido. Vem-me à memória a noite em que nos conhecemos, em S. Paulo, no Tom Brasil, depois de um show do João Bosco em trio com ele e com o Robertinho Silva na bateria. Eu ainda a tremer dos pés à cabeça por ter assistido a um milagre: um trio a soar como um sexteto! Depois foi noite fora, jams, copos, conversas várias até de manhã. A segunda vez que o vi, foi em Lisboa, no final do concerto de apresentação do disco "Chorinho Feliz" de Maria João e Mário Laginha, no teatro Camões. A alegria do reencontro, os abraços do lado de cá do Atlântico. Pouco tempo depois soube, completamente chocado, da sua morte. Nico Assumpção foi um cometa que passou por este mundo, e maravilhou todos os que o conheceram e viram ou ouviram tocar. Numa época em que toda a gente fica embasbacada com os músicos americanos, saibam que houve muitos deles que ficaram de joelhos ao ouvir o Nico a tocar! E o caso não era para menos! Poucas vezes vi um músico fazer da sua alucinante técnica, um veículo tão eficaz para a sua musicalidade. Eu acredito piamente que se Deus o chamou, foi para o ouvir tocar o seu baixo! Muita saudade!


domingo, abril 22, 2007

Ideias

A democracia e a república foram inventadas pelos gregos há milhares de anos atrás, e pelo vistos as coisas não deram lá muito bom resultado (já naquela altura!). As teses do socialismo e do comunismo datam do século XIX. As ditaduras, já por si inspiradas nas monarquias absolutistas, tiveram o seu auge nos anos 30/40 na Europa (as ibéricas tiveram mais aceitação até mais tarde), e as sulamericanas mais tarde no século XX. Alguém tem mais alguma ideia “nova”? Ou chegou a altura da gente começar a inventar?