segunda-feira, outubro 10, 2005

Meninos & Meninas

Desculpem lá, mas ao ler uma posta da Sandra Feliciano, não pude deixar de reflectir sobre o assunto. Ou sou eu que arrogantemente estou num estado superior da evolução humana, como várias vezes me foi apontado, ou então nasci no país errado, e às vezes suspeito que no planeta errado, também. Não entendo como é que toda a gente se põe “em bicos-de-pés” dizendo que estamos no século XXI, e tal, e a evolução tecnológica, e mais não sei quê, e a evolução social, e o ocidente e o oriente, e os direitos humanos, e os direitos dos animais, e salvem a terra, e a baleia, e a formiga d’asa, e mais não sei quê. É que ainda se anda a discutir as coisas das mulheres e as coisas dos homens, e ainda se anda a falar das mulheres como se tratassem duma minoria étnica em vias de extinção. Ora, se bem me parece, penso que a nível mundial existem muito mais mulheres que homens. Então? Que é que falta?
Pode ser que seja muito pretenciosismo da minha parte, mas eu tenho amigos homens, mulheres, negros, mulatos, indianos, cegos, deficientes motores, homossexuais, lésbicas, àrabes, velhos, jovens, e nunca tratei ninguém diferente pela condição daquilo que é, mas sempre por quem é. Há gente extraordinária de todos os formatos e feitios e cores, assim como existem pessoas extremamente estúpidas nas mesmas condições, ainda que aqui em Espanha tenham tendência para se agruparem todas no PP, o que facilita o reconhecimento.
Andar nos dias de hoje a debater o que é das meninas e o que é dos meninos, é, para mim, perfeitamente absurdo, ainda que concorde que tristemente, continua a ser necessário. As mentes iluminadas da nossa sociedade debatem ferozmente estas e outras questões, e no final voltam todos às suas respectivas cavernas.

2 comentários:

SDF disse...

Oh João! Abençoada gripe a tua, homem!

Só tu é que me fazias rir hoje, cinzenta que estou como o tempo de Outono, o qual nem sequer tem culpa nenhuma do meu estado, pois eu até gosto muito do Outono.

Olha, este teu post - a começar logo pelo título - só me fez lembrar aquela anedota mais velhinha que o universo:

Conversa entre menino & menina:
- Vês? Eu tenho uma pilinha e tu não!!
- Pois não, mas a minha mãe disse-me que com uma como a minha eu podia ter das tuas quantas eu quisesse!

Pois é... intelectualmente, João, estamos os dois de acordo. Agora quanto ao resto... ah abençoada diferença! :-P

Nuno Furtado disse...

Penso que tens razão, tal como disso no post da Sandra, qualquer dia vamos fazer distinção entre os gajos de olhos verdes e os gajos de olhor azuis.... Quantoás mulheres, algumas pessoas parecem pensar que elas são talvez uma espécie rara com grandes dificuldades de adaptação